Na estrela da vida podemos observar as fases do SIEM:
- Detecção – Quando alguém se apercebe da existência de uma ou mais vítima;
- Protecção – Acções a desenvolver para evitar que uma situação de emergência se agrave;
- Alerta – Quando se contactam os meios de socorro;
- Pré-Socorro – Conjunto de gestos que podem ser efectuados até à chegada do socorro;
- Socorro – Cuidados de emergência iniciados no local, com o objectivo de salvar a vida, diminuir a incapacidade e diminuir o sofrimento;
- Transporte – Transporte da vítima desde o local da ocorrência até à unidade de saúde mais adequada à situação da vítima.
Quando necessitamos de ajuda diferenciada para socorrer uma vítima de acidente ou de doença súbita, normalmente utilizamos o número europeu de emergência – 112.
Em Portugal, o 112 é uma central de emergência comum a assaltos, incêndios e emergência médica, pelo que, o operador que atende é normalmente um agente da PSP. Quando referimos que a situação é referente a emergência médica, a chamada é transferida para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Existem 4 CODU’s (Lisboa, Porto, Coimbra e Faro) em funcionamento que cobrem todo o território continental.
Ao efectuar o pedido de socorro ao CODU, serão feitas várias perguntas, tais como:
• O tipo de situação (acidente, doença, parto, etc.);
• O número de telefone de onde está a ligar;
• A localização exacta e sempre que possível, com indicação de pontos de referencia;
• O número, o sexo e a idade aparente da(s) pessoa(s) a necessitar de assistência;
• A condição em que se encontra a(s) vítima(s);
• As queixas principais e as alterações que observa;
• A existência de qualquer situação que exija outros meios no local, como por exemplo, perigo de incêndio, libertação de gases, vítimas encarceradas, alguém agressivo, etc.
Após as perguntas necessárias, será feita uma triagem da situação que poderá fazer accionar meios. Esses meios são vários, podendo ser Ambulâncias de Emergência, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), Helicópteros, etc.
O SIEM dispõe ainda de recursos para a prestação de socorro com características específicas, entre esses recursos encontra-se o Centro de Informações Anti - Venenos (CIAV), um centro com atendimento médico permanente. Este serviço é dirigido a técnicos de saúde e público em geral, prestando apoio especializado e estabelecendo normas de actuação em intoxicações agudas ou crónicas.
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